domingo, 30 de maio de 2010

O Que é MELD?

Especialistas temem detalhamento para regras de transplantes
Para eles, não há mais dúvida de que o chamado índice Meld seja a melhor opção em relação ao transplante de fígado
tamanho da letra

A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Rosana Reis Nothen, durante Audiência Pública na Câmara dos Deputados
Especialistas reconhecem a prioridade da emergência médica na definição de quem será beneficiado primeiro na lista de espera por transplante de órgãos, mas recomendam que mudanças na legislação da área não detalhem excessivamente os procedimentos. A Comissão de Seguridade Social debateu o tema em audiência pública sobre o projeto de lei que altera o atual critério de prioridade na lista, que é baseado na data da inscrição cronológica do paciente (PL 912/03).
Eles admitiram que, em relação ao transplante de fígado, não há mais dúvida de que o chamado índice Meld (Modelo para Doença Terminal de Fígado, em inglês) é, atualmente, a melhor opção. Trata-se de um modelo matemático e objetivo que define o nível de gravidade do paciente com base em exames laboratoriais. Após a adoção do índice no Brasil em 2006, o tempo de espera para transplante de câncer de fígado caiu de 34 meses para 5 meses.
Porém, o diretor do serviço de transplantes do Hospital das Clínicas de São Paulo, Luiz D'Albuquerque, teme que a fixação dessa regra em lei atrapalhe o ritmo de transplante de outros órgãos. "Deveríamos trabalhar com regulamentações gerais, sem descer a detalhes que podem nos prejudicar no futuro", afirmou.
A coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Rosana Nothen, garantiu que a lista única de transplantes adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é transparente e garante oportunidades iguais para todos os potenciais receptores. Rosana lembrou que os critérios também devem atender as especificidades de cada órgão humano e as compatibilidades entre receptor e doador.
Normas do SUS
O relator da proposta que altera o atual critério de prioridade na lista de transplantes (PL 912/03), deputado José Linhares (PP-CE), disse que pretende deixar clara, em seu parecer, a preferência pelo índice MELD para o transplante de fígado. Já para os demais órgãos humanos, o parlamentar quer que sejam seguidas as normas em vigor elaboradas pelo SUS. A proposta já recebeu três substitutivos na Comissão de Seguridade Social e Família.
O deputado vai acatar em seu relatório a sugestão de instalar centros de captação de órgãos em todos os estados brasileiros, feita por Luiz Augusto D'Albuquerque. Linhares disse que deverá fazer alterações em seu parecer como complementação de voto. Segundo ele, a proposta deve ser votada na comissão ainda neste semestre.
Fragilidades do sistema
Rosana Nothen admitiu que o governo não possui o número correto de potenciais doadores de órgãos humanos nos hospitais brasileiros. Ela afirmou que a chefia do sistema tenta diminuir essa fragilidade com treinamentos dos coordenadores hospitalares de transplantes.
O presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Ben-Hur Ferraz Neto, solicitou maior profissionalização e melhor remuneração das equipes de retirada e captação de órgãos. Ele também pediu uma melhor distribuição regional dos profissionais de transplantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário